> > >

quinta-feira, 17 de julho de 2008

CEGO - CEQUEIRA

7ª PÁGINA



cg – CEGO, CEGUEIRA

cgESPIRITUAL - CEGUEIRA ESPIRITUAL - "Jesus então disse: Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." (São João 9,39)

cgESPIRITUAL - CEGUEIRA ESPIRITUAL - "Alguns dos fariseus, que estavam com ele, ouviram-no e perguntaram-lhe: Também nós somos, acaso, cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver, e o vosso pecado subsiste" (São João 9,40-41)

cgESPIRITUAL - CEGUEIRA ESPIRITUAL - "Ele cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração e se convertam e eu os sare (Is 6,10)" (São João 12,40)

[>Abertura<] [>Indice<] Página: [>1<] [>2<] [>3<] [>4<] [>5<] [>6<]<--->[>8<-] [>9<] [>10<] [>11<] [>12<] [>13<] [>14<] [>15<] [>16<] [>17<] [>18<]
'
dc – DECÁLOGO, DEZ MANDAMENTOS
'
dcLEIS MOSAICAS - O decálogo, os 10 mandamentos, são conhecidos como as 10 palavras do Senhor. São imutáveis, irrevogáveis. Compreendem toda a lei moral natural. Já a lei mosaica, esta sim abolida por Cristo, se refere ao código estabelecido por Moisés, resumido mais tarde nas 613 proibições e ordens dadas ao povo judeu. É a lei do talião, a lei dos escravos, dos adúlteros, etc. Era, enfim , toda a legislação, jurisdição e jurisprudência que viviam os hebreus, exposta, sobretudo, no levítico (leis cerimoniais),e no deuteronômio (leis civis).Pelo fato de Cristo ter abolido a lei mosaica, é que hoje não matamos à pedradas uma mulher que comete adultério, ou um falso profeta. Por Cristo não ter abolido nenhum dos 10 mandamentos, é que não nos é lícito matar ninguém, nem roubar- por exemplo.Em resumo, se eu não apedrejar uma adúltera (deixar de cumprir a lei mosaica), não estarei ofendendo a Deus. Se eu deixar de cumprir qualquer mandamento - estarei ofendendo a Deus.Evidentemente, a Igreja, fiel depositária da verdade, a quem o Senhor envia o Espírito Santo para que ensine a Seu povo, entende claramente, sob a luz do mesmo Espírito, como devem ser cumpridos cada um dos mandamentos de forma a não ofender ao Senhor. Entende, por exemplo, que o sábado deve ser guardado como espécie de memorial da criação - razão pela qual guarda o domingo, como memorial da nova criação em Cristo Jesus: O dia que o Senhor fez para nós. (AUTOR: Pedro Elísio em mens.ao CGF em 15-Fev-06 - 12:47)
'
de – DEMONIO
'
deANJOS - "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos" (Mt 25,41)
'
deLIMITADO - "Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E Satanás saiu da presença do Senhor" (Jó 1,12)'
'
deLIMITADO1 - "O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida" (Jó 2,6)
'
dc - DECRETO
'
dcGELASIANO - GELÁSIO - DÂMASO - Tradução completa ver http://www.presbiteros.com.br/Patristica/DECRETO%20GELASIANO.htm
'
di - DICIONÁRIO
'
diCATÓLICO - procure qualquer palavra ou da terminolodgia católica em :http://www.catolicanet.com.br/interatividade/dicionario/dicionario_az.asp
'
diPROTESTANTE - EDIÇÃO ÚNICA - Autor: mark em 20/07/2004, 17:55:56 (e-mail não disponível)
'
DICIONÁRIO PROTESTANTE CONSOLIDADO
'
ABENÇOADO - ter avião de 45 milhoes de dólares
'
AMOR - só por quem pensa como eu !
'
BÊNÇÃO - conta bancária gorda no Brasil e também na suíça
'
BÍBLIA - Livro bom barbaridade que a gente faz dizer tudo o que a gente gosta.
'
CASAMENTO - uma bênção que pode ser dada até achar uma ideal
'
COABITAR (ou COHABITAR) - manter relações sexuais. Para os não protestantes significa apenas morar sob o mesmo teto.
'
CULTO - Ocasião em que a gente "adora" descer a lenha nos católicos, padres, bispos e no Papa.
'
DEUS - Supremo na terra: papel moeda de cor verde a quem todos chamam de dólar mas também serve real! Para muitos é também o Pastor Malafaia (Malacheia; cueca cheia - de dólares); Gigante Invisivel Onipresente, Oniirado, Multimilionario e com barba branca.
'
DEVOÇÃO - Assistir filmes e ler livros com o máximo de pornografia
'
ESPORTE - xingar ofender a caluniar a fé dos outros
'
FAMÍLIA - feita pra ser desfeita, se não der certo, faz outra
'
FLORES, levar f.aos Santos - Praticar idolatria; levar f. pra mulher, namorada, etc não é idolatria '
FOTOS, ter - Praticar idolatriaFRACASSO - ser humildeHERESIA- ser pobreHIERARQUIA - palavra abominada! "Nóis gosta mesmo é de ser rebelde!"
'
HÓSTIA - Bolachinha de farinha de trigo; para os não protestantes:Vítima de propiciação, vítima imolada para a remissão de pecados de outrem. Após a consagração, passa a ser o corpo ressuscitado de Jesus Cristo.
'
IGREJA CATÓLICA - prostituta assentada sobre uma besta escarlate que, nos tempos de Nero, se embriagava com o sangue dos protestantes, filhos de Lutero.
'
IMACULADA - ídolo.
'
IMAGENS - Ídolos que Deus, num momento de bobeira, mandou fazer segundo o V.T.
'
INTERCESSÃO - Idolatria
'
JULGAR - Caluniar católicos, espíriltas, macumbeiros etc.; acreditar em sua própria justiça dizendo-se salvo e condenado os demais viventes.
'
MARIA- Satanás, Belzebu, Espirito Enganador, sinônimo de promiscuidade (segundo o Dicionário do Tomás Turbando é "apenas um casulo" descartavel).
'
MENTIR DESCARADAMENTE - É o mesmo que pregar a PALAVRA DE DEUS.
'
MULHER - Saco de pancadas dos maridos crentes em Jesus.
'
ORAÇÃO - "Seja feita a nossa vontade assim no céu como na terra"
'
OBEDIÊNCIA - Ver "Hierarquia"
'
PALAVRA DE DEUS - só serve se for como eu entendo e acho que é !
'
PASTOR - caboco safado que tem o dom de arrancar seu deus (dinheiro) do bolso de quantos otários puder e ter pelo menos três mulheres na vida, cada uma com seis filhos !PAPA - A besta fera do Apocalipse, dono do Vaticano. Mediante sua imensaurável riqueza e invencível poderio bélico mantém escravas todas as nações da terra.
'
PERTENCER A DEUS - é olhar todo mundo de cima pra baixo como se fosse juiz !
'
SANTOS - Ídolos. Sãop pessoas que se dizem santas mas nao sao pois sao devotos do catolicismo que eh falso. (Segundo Dicionario Raquel, "apenas uns mal intencionados que querem tirar atencao do pastor).
'
UNIFORME EVANGÉLICO - Segundo a definição do gaiato "RARARA" no antigo Globofórum: "para homens": Vestir ternos achados no lixo,carregar bíblias na mão, ter sempre um sorriso de idiota e ser analfabetos; "para mulheres": fétidas, nojentas, os cabelos devem ser presos para não perder os insetos e vermes que carregam; aconselha-se ser obesas, imundas e trajar roupas arrastando-se pelo chão para aumentar o volume de sujeira que têm em seu conteúdo.
'
VITÓRIA - ser rico ter mansões aqui no brasil e também nos EUA, carros importados, iates, frotas de aviões etc.
'
do - DOMINGO
'
doAPOCALIPSE - "Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta..." (Apocalipse 1,10)
'
doBARNABÉ -A Epístola de Barnabé, não é um escrito considerado pela Igreja como inspirado. O que fala ali pode ser tanto aceito como rejeitado. Não nos interessa isto. O que nos interessa é o testemunho do escritor que nos diz que naquela época os cristãos observavam o DOMINGO cristão e não o SÁBADO judeu.Diante de uma prova desta a você somente sobra a alternativa de provar que este documento é falso, o que absolutamente não pôde provar nem poderá.Além disso, no ano de 57/58, por exemplo, em Trôade, na Ásia Menor, os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana, conforme At 20, 7, para celebrar a Eucaristia. Em 1Cor 16, 2, S. Paulo recomenda aos fiéis a coleta em favor dos pobres no primeiro dia da semana - o que supõe uma assembléia religiosa realizada naquele dia.
'
doCRÍTICA POR CAUSA DO SÁBADO - "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. " (Colossenses 2,16)
'
doDÉCIMO DIA - 10º DIA DO SÉTIMO MÊS, o sábado é o - Esta será para vós uma lei perpétua: no sétimo mês, no décimo dia do mês, jejuareis e não fareis trabalho algum, tanto o nativo como o estrangeiro que habita nomeio de vós, porque nesse dia se fará a expiação por vós, para que vos purifiqueis e sejais livres de todos os vossos pecados diante do Senhor. Será um SÁBADO, UM DIA DE DESCANSO para vós, durante o qual jejuareis. Esta é uma instituição perpétua. (Levítico 16, 29-31)
'
doDEFESA DO DOMINGO PELOS PROTESTANTES - Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CONCÍLIO DE LAUDICÉIA E O DOMINGO Introdução Consideremos agora a asserção dos sabatistas, de ter sido o Papa quem mudou a guarda do sábado para domingo epor conseguinte é "o sinal da besta" (Apoc. 13:16) . Isto também não tem nenhuma base bíblica ou histórica. Basta frisar que até hoje ainda não puderam provar isto pela história e dizer o nome do papa que fez a mudança! senão por meio de uma interpretação capciosa de qualquer referência papal ao domingo. O Sr. Waggoner, uns dos sabatistas mais eminentes, depois da pressão que D,M Canright (ex-pastor adventista) lhe fez, recebeu a incumbência hercúlea de ver se poderia catar o nome e o tempo do célebre papa que fez tal edito. Para isso ele viajou por toda a Europa e América do Norte, pesquisando as melhores bibliotecas, mas nada encontrou!... Finalmente, ele estabeleceu o Concilio de Laodicéia, A. D. 364, como lugar e tempo da mudança do sábado. Dai para diante todos os sabatistas repetem essa descoberta a miúdo como prova esmagadora daquilo que dizem! Mas, examinemos o fato.O Cânon 29 desse concílio diz assim:"Os cristãos não devem judaizar e descansar no sábado, mas trabalhar nesse dia; devem preferir o Dia do Senhor e descansar, se for possível, como cristãos. Se eles, portanto, forem achados judaizando, sejam malditos de Cristo."É, pois, este o célebre edito que, no dizer dos adventistas, fez ruir por terra a lei de Deus e estabeleceu a lei da "besta", trazendo consigo toda a iniqüidade e "sinal da besta". Waggoner diz que esse concilio foi "um concilio católico". E todos eles ensinam hoje que foi a Igreja Católica que mudou o sábado e isto pela autoridade do PapaFala Canright sobre os seguintes fatos:(1) Se o sábado foi mudado para o domingo nessa ocasião, pelo Papa, então certamente não foi mudado antes ou depois em qualquer outro lugar! Se foi o Papa nesse tempo quem fez a mudança, claro é que não foi Constantino em 321 A. D. ou vice-versa.(2) Conforme a asserção citada, os sabatistas admitem logicamente que Constantino não fez coisa alguma para mudar o sábado.(3) Temos já provado sobejamente, que todos os cristãos, muito antes desta data, eram unânimes em observar o dia do Senhor. Este fato prova o absurdo extremo da pretensão de ter sido mudado o sábado em Laodicéia, 364 A. D., ou pelo Papa em qualquer outro tempo.(4) Eusébio, bispo de Cesaréia, na Palestina, escreveu a sua célebre "História do Cristianismo" no ano 324, justamente 40 anos antes deste concilio. E ele diz: "Todas as coisas que eram do dever fazer-se no sábado temos transferido para o dia do Senhor, muito mais honrável do que o sábado." É esta, pois, a posição da Igreja 43 anos antes do concilio. Quanta verdade, pois, há na declaração de que foi o Concilio de Laodicéia que mudou o sábado É uma vergonha tal perversão da verdade. Além disso consideremos outras coisas a respeito do Concílio de Laodicéia em 364 A. D.(5) Laodicéia não é Roma . Estava situada na Ásia Menor, a mais de mil milhas pura leste de Roma; e a Ásia Menor fica na Ásia e não na Europa; era uma cidade oriental e não latina ocidental, grega e não romana.(6) O bispo (ou seja o Papa) de Roma não esteve presente nesse concilio: nem mesmo mandou um delegado ou uma pessoa que o representasse. O fato é que nem a Igreja Católica nem o Papa tinham que fazer alguma coisa com esse concilio. Ele foi realizado mesmo sem o seu conhecimento ou consentimento.(7) Outro fato estupendo é que, nessa data, 364 A D. , os papas, ou antes os bispos de Roma, não tinham ainda autoridade alguma sobre outros bispos e igrejas. Esta autoridade eles só adquiriram cerca de 200 anos depois dessa data. Mesmo no século VI a sua autoridade era contestada no oriente, onde se realizou o tal concilio . Os próprios sabatistas admitem este fato. Como é então possível um papa sem autoridade, senão numa igreja local local, decretar alguma coisa universal a quem não lhe está sujeito e logo ser Obedecido universalmente?! É absurdo!(8) Libério era bispo em Roma, no tempo do concilio. E ele foi degredado do seu ofício, banido e tratado com o maior vitupério. E para poder ficar livre do seu exílio, escreveu um pedido com a maior submissão aos bispos do oriente" (Bower's History of the Popes Vol. 1, pág. 64). Foi esse o Papa que mudou o sábado num concilio composto desses mesmos "bispos do oriente", a mil milhas distante, a que ele nunca assistiu!!!(9) O Concilio de Laodicéia foi um concilio somente local, pequeno e sem importância e não um concilio geral. O Sr. Waggoner, como também os sabatistas em geral, hoje elevam-no a um concilio geral, católico, o que é inteiramente falso. Bower, na sua obra extensa sobre a "história dos Papas", descreve todos os concílios gerais, os concílios locais importantes e todos aqueles que estão relacionados com Roma ou os papas, mas nem sequer menciona o Concilio de Laodicéia. Ele diz: "houve diversos concílios entre os anos 363 e 368, dos quais não temos uma descrição particular" (Vol. 1, pág. 79) . A Enciclopédia de McClintock e Strong diz: "Estiveram presentes trinta e dois bispos das diferentes províncias da Ásia Menor", portanto, eram todos bispos da igreja do oriente, e nenhum da Igreja Romana!! E ainda foi este o tempo e o lugar quando e onde a Igreja Romana e o Papa mudaram o sábado!!!...(10) Agora imagine o leitor: um pequeno concilio local, de 32 bispos, revolucionou o mundo inteiro, fazendo-o guardar o domingo!(11) O simples fato daquele concilio é que unicamente regulou, naquela localidade, aquilo que havia muito tempo antes tinha sido a prática geral dos cristãos, como já provamos.(12) A Igreja de Laodicéia foi instruída pelo próprio apóstolo Paulo; e a ela João escreveu uma das sete cartas apocalípticas (Col. 4:13, 16; Apoc. 3:14). Portanto, ela estava bem instruída na doutrina dos apóstolos. E quase cem anos antes do Concilio de Laodicéia, 270 A. D., Anatólio, o bispo de Laodicéia, escreveu: "A nossa consideração pela ressurreição do Senhor, que se efetuou no dia do Senhor, nos leva a guardá-lo baseado no mesmo princípio" (Cânon 16). Temos, portanto, aquela igreja guardando o domingo cem anos antes do concílio!(13) Finalmente, se o Concílio de Laodicéia mudou o sábado como pregam os sabatistas, então foi a Igreja Grega e não a Romana que o mudou, e nesse tempo não existia ainda um papa na Igreja Romana que tivesse autoridade alguma sobre as igrejas do oriente! Se não foi, pois, o papa, que instituiu o domingo que há de ser então do "sinal da besta"?... Estes fatos são esmagadores. A única prova que os sabatistas apresentam, além da discutida, são as citações do Catecismo católico, que diz que foi a Igreja Católica que mudou o dia de sábado para o domingo. Se os sabatistas aceitam a declaração pretensiosa dos católicos como um fato verdadeiro, simplesmente por que ela o diz, por que então não aceitam como um fato verdadeiro a infalibilidade papal, sua sucessão na cadeira de Pedro, e que ele tem as chaves do reino dos céus?! Ela declara isto também, mas isto não lhes convém crer!Além disso, o Catecismo não diz que foi o Papa quem mudou o sábado, mas a "igreja", porque os católicos pretendem que a Igreja Católica tenha existido desde o tempo dos apóstolos e que a observância do domingo, praticado nas igrejas apostólicas, fosse instituída por ela. Isto é, pois, um outro argumento forte que prova que o domingo foi observado pelas igrejas apostólicas; se é que queremos utilizar-nos da declaração católica como fazem os sabatistas.Fonte: livro "O Sabatismo á Luz da Palavra de Deus", págs. 86-93, R. Pitrowsky - Casa Publicadora Batista - 5ª ed. 1967.
'
doINÁCIO - VELHAS COISAS - DIA DO SENHOR - Inácio, 100d.C., disse: "Aqueles que estavam presos às velhas coisas vieram a uma novidade de confiança, não mais guardando o Sábado, porém vivendo de acordo com o dia do Senhor (Domingo)". (Carta aos Magnésios 9,1)doLEIS - "Ele nos perdoou todas as nossas faltas: apagou, EM DETRIMENTO DAS ORDENS LEGAIS, o título de dívida que existia contra nós; e o suprimiu, pregando-o na cruz..." (Col 2,14-14)
'
doORDENAÇÃO DO BISPO - "Deve ser ordenado bispo aquele que tenha sido eleito incontestavelmente por todo o povo. Quando for chamado por seu nome e aceito por todos, reunir-se-ão, no domingo, todo o povo, o presbitério e os bispos" (Hipólito-Bispo Católico, discípulo de Ireneu, nascido na segunda metade do século II-Escreveu "Ministérios Ordenados e Não Ordenados")
'
doPREFIGURAÇÃO - SÁBADO, PREFIGURAÇÃO DA PRIMEIRA CRIAÇÃO - Pelo repouso do sábado os israelitas comemoravam o repouso (figurado) de Deus após haver criado o mundo e o homem. Ora, com a ressurreição de Cristo, a primeira criação tornou-se prenúncio e figura da segunda criação ou da nova criação do gênero humano que se deu quando Cristo venceu a morte e apareceu como novo Adão. Era justo, portanto, ou mesmo necessário, que os cristãos passassem a observar, como Dia do Senhor ou como sétimo dia e dia de repouso (sábado), o dia da ressurreição de Cristo" (d. Estevão Bettencourt, "Diálogo Ecumênico, p.250). A própria carta aos Hebreus acentua a índole figurativa do sábado, afirmando que o repouso do sétimo dia era apenas uma imagem do verdadeiro repouso que fluiremos na presença de Deus :"Nós, porém, se tivermos fé, haveremos de entrar no descanso. Ele disse: Eu jurei na minha ira: não entrarão no lugar do meu descanso. Ora, as obras de Deus estão concluídas desde a criação do mundo; pois, em certa passagem, falou do sétimo dia o seguinte: E, terminado o seu trabalho, descansou Deus no sétimo dia (Gn 2,2). Se, pois, ele repete: Não entrarão no lugar do meu descanso, é sinal de que outros são chamados a entrar nele. E como aqueles a quem primeiro foi anunciada a promessa não entraram por não ter tido a fé, Deus, após muitos anos, por meio de Davi, estabelece um novo dia, um hoje, ao pronunciar as palavras mencionadas: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. Se Josué lhes houvesse dado repouso, não teria depois disso falado dum outro dia. Por isso, resta um repouso sabático para o povo de Deus. E quem entrar nesse repouso descansará das suas obras, assim como descansou Deus das suas. Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade." (Hb 4,l3-11)
'
doSÁBADO CRISTÃO - SÉTIMO DIA - "Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros" (Êxodo 20,10)
'
doSEMANA- DIAS DA SEMANA EM DIVERSAS LÍNGUAS VER http://pt.wiktionary.org/wiki/Apêndice:Dias_da_Semana#Espanhol
'
doSENHOR DO SÁBADO - "Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado. " (Mt 12,8)"... e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado." (Mc 2,28)"E ajuntou: O Filho do Homem é senhor também do sábado. " (Lc 6,5)
'
doSÉTIMO DIA (SÁBADO) E DIA DO SENHOR - "Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros" (Êxodo 20,10)
'
doSÉTIMO DIA - Qual é o sétimo dia? A palavra 'sábado' não exprime o dia determinado da semana, mas, em hebraico, quer dizer: cessação, repouso (shabath). Quando deve ser este dia de repouso? Deus nunca determinou. O que ele quer é que, após seis dias, o sétimo lhe seja consagrado.Da lei antiga, distinguem-se quatro espécies de preceitos: o dogma, a moral, as cerimônias e as leis nacionais.Destes preceitos, só permanecem, com o advento do Novo Testamento, o dogma, completado por Nosso Senhor Jesus Cristo, e a moral, aperfeiçoada por ele.Quanto as cerimônias, elas eram figurativas, e as figuras desaparecem diante da realidade. As cerimônias da Igreja substituem suas pré-figuras (ver Hb 4, 3-11). As leis nacionais também já não mais se aplicam.Outro argumento de alguns estudiosos: na semana judaica, a contagem dos dias começa na primeira-feira e não na segunda-feira, sendo o sétimo dia a nossa sexta-feira e o sábado, o nosso domingo. CUIDADO! 1ª Feira (1); 2ª feira (2)....6ª feira (6); 7ª feira (7)?????Mas, ainda que fosse o sábado o sétimo dia, a Igreja teria o poder de alterá-lo, não sendo ele, como demonstrado, superior ao "Corpo Místico de Cristo" (colossenses 2, 16). O próprio Deus encarnado concedeu este poder à sua Igreja: "Tudo o que ligares na terra, será ligado no Céu e tudo o que desligares na terra, será desligado no Céu". São palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo aos seus discípulos.
'
doSÉTIMO DIA (SÁBADO) E DIA DO SENHOR - "Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros" (Êxodo 20,10)]
'
doTRADIÇÃO - POVO HEBREU - POVO CATÓLICO - VER trDOMINGO
'
ec - ENCICLOPEDIA
'
ecCATÓLICA POPULAR - VER:http://www.ecclesia.pt/catolicopedia/
'
ep – ESPIRITIMO – ESPÍRITA
'
epNECROMACIA - "O homem ou mulher em que houver espírito pitônico [mediunidade] ou de adivinho, sejam punidos de morte" (Lv 20,6)
'
epSAMUEL APARECE DEPOIS DE MORTO - "Depois disso Samuel morreu e apareceu ao rei (Saul), e levantou-se a sua voz de debaixo da terra, profetizando, para destruir a impiedade do povo" (Eclo 46, 23).
'
epSAMUEL APARECE DEPOIS DE MORTO - "Depois disso Samuel morreu e apareceu ao rei (Saul), e levantou-se a sua voz de debaixo da terra, profetizando, para destruir a impiedade do povo" (Eclo 46, 23).
epBÍBLIA - Léon Denis, outra autoridade do espiritismo, assim se expressa sobre o valor da Bíblia: Léon Denis, outra autoridade do espiritismo, assim se expressa sobre o valor da Bíblia:"... não poderia a Bíblia ser considerada " a palavra de Deus " nem uma revelação sobrenatural. O que se deve nela ver é uma compilação de narrativas históricas ou legendárias, de ensinamentos sublimes, de par com pormenores às vezes triviais" (Léon Denis, Cristianismo e Espiritismo, FEB, São Paulo, s.d., 7a. ed., pág. 267).
'
es – ESPÍRITO SANTO
'
esPROFECIA - "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. " (São João 16,13)
'
esSUPORTAR - "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (Jo 16, 12-13)
'
et – ESTATÍSTICA
'
etADEPTOS - Número de adeptos por religiãoFonte: Adherents.comCristianismo : 2,1 bilhõesIslão: 1,3 bilhõesHinduísmo: 900 milhõesReligião tradicional chinesa: 394 milhõesBudismo: 376 milhõesReligiões tradicionais africanas: 100 milhõesSikhismo: 23 milhõesEspiritismo: 15 milhõesJudaísmo: 14 milhõesFé Baha'i: 7 milhõesJainismo: 4,2 milhõesAteus/Agnósticos/Sem religião: 1,1 bilhões Fonte B: David B. BarrettIslão: 1,3 bilhõesIgreja Católica Romana: 1,1 bilhõesHinduísmo: 870 milhõesSem religião: 769 milhõesReligião tradicional chinesa: 405 milhõesIgrejas Protestantes: 376 milhõesIgreja Ortodoxa: 220 milhõesIgreja Anglicana: 80 milhõesBudismo: 379 milhõesSikhismo: 25 milhõesJudaísmo: 15 milhõesReligiões tradicionais africanas: 100 milhõesNovas religiões: 108 milhões
'
etMÉXICO - MUNDO - Apesar dos ataques da imprensa, imagem da Igreja no México desfruta de boa saúde:MÉXICO, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006 (ZENIT.org-El Observador).- Uma pesquisa nacional levada a cabo pela empresa Ipsos-BIMSA demonstra a consistência nos níveis de confiança na Igreja Católica por parte da população mexicana.A Igreja Católica, segundo a pesquisa realizada ao final do ano passado e dada a conhecer neste mês de fevereiro, goza de uma imagem predominantemente positiva no México, pois 78% da população têm uma boa opinião sobre a mesma.Não obstante os ataques constantes da imprensa secular e de alguns intelectuais, a Igreja Católica segue ocupando o primeiro lugar em níveis de confiança cidadã, seguida pelo Exército. As mulheres (81%) confiam mais na Igreja que os homens (75%). Somente 8% dos mexicanos têm uma má opinião da Igreja Católica.Os três atributos que durante a pesquisa mais se associam com a Igreja Católica no México são: ordem (70%); solidariedade (67%) e respeito aos direitos humanos (66%).Durante 2005, a empresa fez uma pesquisa internacional, tomando em conta dez países da América, Europa e Ásia, na qual o México, junto com os Estados Unidos, revelaram-se países onde maior porcentagem de pessoas consideram a religião como uma parte muito importante de sua vida (85% em ambos casos).Também nesta pesquisa internacional sobre religiosidade, o México ocupou o primeiro lugar entre os países pesquisados no que diz respeito a não ter dúvidas da existência de Deus, pois 80% da população assim o consideram (contra 22%, por exemplo, da população alemã).Um dado muito interessante é que somente 1% da população mexicana manifestou sua absoluta convicção de que Deus não existe em absoluto.ZP06022312
'
eu – EUCARISTIA, EUCARÍSTICO
'
euADULTERAÇÃO DA BÍBLIA PROTESTANTE - "Não é possível de modo algum excusar este crime de Zwínglio; a cousa é por demais manifesta; (...) ." "Não o podeis negar nem ocultar porque andam pelas mãos de muitos os exemplares dedicados por Zwínglio a Francisco, rei de França, e impressos em Zurique no mês de março de 1525. Na aldeia de Munder, na Saxônia, no ano 60 eu vi na casa do reitor do colégio, Humberto, não sem grande maravilha e perturbação, exemplares da Bíblia alemã, impressas em Zurique, onde verifiquei que as palavras do Filho de Deus haviam sido adulteradas no sentido dos sonhos de Zwínglio. Em todos os quatro lugares (Mt., 26; Mc., 14; Lc., 22; I cor., 11) em que se referem as palavras da instituição do Filho de Deus, o texto achava-se assim falseado: "Das bedeutet meinen Leib, das bedeutet meinen Blut" ("isto significa o meu corpo, isto significa o meu sangue." (Conr. Schluesselburg, op. cit. f. 44 a.) (citações em padre Leonel Franca, op. cit., pág. 211).
'
euAGOSTINHO - "Na Eucaristia, Cristo está realmente presente entre nós. Sua presença não é estática. É uma presença dinâmica, que nos faz seus, assimila-nos a ele". Havia-o compreendido muito bem Agostinho, que, ao provir de uma formação platônica, havia-lhe custado muito aceitar a dimensão «encarnada» do cristianismo. Em particular, ele reagia ante a perspectiva do «alimento eucarístico», que lhe parecia indigno de Deus: nos alimentos comuns, o homem se faz mais forte, pois é ele que assimila a comida, fazendo dela um elemento da própria realidade corporal. Só mais tarde Agostinho compreendeu que na Eucaristia sucedia exatamente o oposto: o centro é Cristo que nos atrai para si, faz-nos sair de nós mesmos para fazer de nós uma só coisa com ele (Cf. Confissões, VII, 10, 16). Deste modo, introduz-nos na comunidade dos irmãos.http://www.zenit.org/portuguese/visualizza.phtml?sid=71700
'
euAGOSTINHO - Santo Agostinho escreveu:"Por que preparas os dentes e o estômago? Confiar em Cristo é comer o Pão da Vida, não se pode engolir Aquele que subiu vivo para o céu." (Ver tratado sobre João nr. VXV e Sermões nr. 131, nr.1).Interpreta-se facilmente esta passagem sem precisar negar a presença real. Santo Agostinho tem em mente aqueles com um entendimento carnal da Eucaristia, que pensam ser o pão do Céu mero alimento para o corpo, e não para a alma. Não se pode reduzir a alimento físico o próprio Deus vivo, não se pode "engolir" (como comida comum) o maná de Deus, que é Cristo.Para demonstrar como Santo Agostinho acreditava na presença real, cito aqui textos do ilustre doutor que não deixam qualquer dúvida sobre sua doutrina:"Aquele pão que vês sobre o altar, tendo sido santificado pela palavra de Deus É O CORPO DE CRISTO. Aquele cálice ou, melhor dizendo, o que está no cálice, tendo sido santificado pela palavra de Deus, É O SANGUE DE CRISTO. Através daquele pão e daquele vinho o Senhor quis nos dar SEU CORPO E SANGUE, SANGUE DERRAMADO POR NÓS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS" (Sermões 227)."O Senhor Jesus quis que aqueles cujos olhos estavam fechados o reconhecessem no partir o pão (Lc 24,16,30-35). Os fiéis sabem do que falo. Eles reconhecem Cristo quando este parte o pão. Pois nem todo o pão, mas somente aquele que recebe a benção de Cristo, CONVERTE-SE NO CORPO DE CRISTO" (Sermões 234,2)."Vedes o pão e o cálice, é o que vossos próprios olhos vos dizem. Mas vossa fé vos obriga a aceitar que O PÃO É O CORPO DE CRITO E O CÁLICE [VINHO] O SANGUE DE CRISTO" (Sermões 272)."Como isto ["E ele tomou a si mesmo em suas próprias mãos] deve ser literalmente entendido de Davi, não temos como saber, mas podemos entender como isto deve ser entendido a respeito de Cristo. POIS CRISTO TEVE A SIMESMO EM SUAS PRÓPRIAS MÃOS, QUANDO, REFERINDO-SE AO SEU PRÓPRIO CORPO, DISSE: 'ISTO É O MEU CORPO'. POIS ELE TEVE AQUELE CORPO EM SUAS MÃOS" (Explicação sobre os Salmos, Sl 33,1.10).http://www.exsurgedomini.hpg.ig.com.br/apologeticas/eucaristia/textos%20eucaristia/apologiaatransubstanciacao.htm
'
euANTROPOFAGIA/CANIBALISMO - "Quem, em plena razão, poderia dizer que, sendo assim, somos assassinos? Não é possível saciar-se de carne humana, se antes não matamos alguém. Se eles mentem quanto ao primeiro ponto, memtem também quanto ao segundo. Com efeito, se lhes é perguntado se viram o que dizem, não existe ninguém tão sem-vergonha que diga ter visto. Entretanto, temos escravos, alguns mais outros menos, para os quais não é possível ocultar-nos. No entanto, nenhum deles chegou a caluniar-nos com semelhantes coisas..." (Petição em favor dos Cristãos - Atenágoras de Atenas - livro III-§35 - 177 d.C.).
'
euDIVORCIADOS - PARTICIPAÇÃO NA EUCARISTIA - A seguir elenca cinco casos possíveis em que poderiam receber a Eucaristia:1. Quando tivessem sido abandonados de modo totalmente injusto, embora se tivessem esforçado sinceramente para salvar o matrimônio precedente celebrado na Igreja;2. Quando estivessem convencidos da nulidade do matrimônio anterior, mesmo não podendo demonstrá-la no foro externo;3. Quando já tivesse transcorrido um longo período de reflexão e de penitência;4. Quando não pudessem, por motivos moralmente válidos, satisfazer à obrigação da separação;5. "Em alguns lugares também se propôs que, para examinar objetivamente a sua efetiva situação, os divorciados novamente casados deveriam encetar um colóquio com um sacerdote criterioso e entendido. Mas este sacerdote teria de respeitar a eventual decisão de consciência deles de se abeirarem da Eucaristia, sem que isso implicasse uma autorização oficial" (Carta, n. 3).
'
euDOIS CÁLICES - OS TEXTOS DA CEIA SÃO: MATEUS 26:26 A 30; MARCOS 14:22 A 26;LUCAS 22:17 A 20. E EM TODOS ELE DIZ: ALEGAÇÃO PROTESTANTE: - "Mat 26:29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai. Mar 14:25 - Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. Luc 22:18 - Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. OU SEJA, ELES ESTAVAM BEBENDO O FRUTO DA VIDE (VINHO PARA OS DESENTENDIDOS). OU JESUS TINHA FRUTO DA VIDE NAS VEIAS, OU O SANGUE DE CRISTO NASCE NAS UVAS????" RESPOSTA: - OS DOIS CÁLICES (PARA OS "DESENTENDIDOS"): O DO VINHO: "Então, tomando um cálice, deu graças e disse: 'Tomai isto e reparti entre vós; pois eu vos digo que doravante não beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus' (Lc 22,17-18) O DO SANGUE: "Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós" (Lc 22,20) A palavra Eucaristia vem do grego Eucharistein que quer dizer "Dar Graças a Deus", c.f. LUC 22,19: "E tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo: ‘Isto é o meu corpo..." em grego: "kai labwn arton 'EUKARISTHSAV' eklasen kai edwken autoiV legwn touto estin to swma mou to uper umwn didomenon touto poieite eiV thn emhn anamnhsin (lC 22,19) Com a palavra "Eucaristia" os católicos primitivos designavam este sacramento, conforme podemos ver no texto seguinte escrito antes de 231 d.C.: "No domingo pela manhã, o bispo distribuirá a COMUNHÃO, se puder, a todo o povo com as próprias mãos, cabendo aos diáconos o partir do pão; os presbíteros também poderão parti-lo. Quando o diácono apresentar a EUCARISTIA ao presbítero, estenderá o vaso e o próprio presbítero o tomará e distribuirá ao povo pessoalmente. Nos outros dias, os fiéis receberão a EUCARISTIA de acordo com as ordens do bispo" (bispo Santo Hipólito de Roma, intransigente inimigo das heresias, martirizado entre 231 e 235 d.C.).euESPÉCIE- "Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor" (1Coríntios 11,27)
euEXAMINAR-SE A SI MESMO - "Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados." (I Coríntios 8,31)
euFALSIFICAÇÃO - "Não é possível de modo algum excusar este crime de Zwínglio; a cousa é por demais manifesta; (...) ." "Não o podeis negar nem ocultar porque andam pelas mãos de muitos os exemplares dedicados por Zwínglio a Francisco, rei de França, e impressos em Zurique no mês de março de 1525. Na aldeia de Munder, na Saxônia, no ano 60 eu vi na casa do reitor do colégio, Humberto, não sem grande maravilha e perturbação, exemplares da Bíblia alemã, impressas em Zurique, onde verifiquei que as palavras do Filho de Deus haviam sido adulteradas no sentido dos sonhos de Zwínglio. Em todos os quatro lugares (Mt., 26; Mc., 14; Lc., 22; I cor., 11) em que se referem as palavras da instituição do Filho de Deus, o texto achava-se assim falseado: Das bedeutet meinen Leib, das bedeutet meinen Blut, isto significa o meu corpo, isto significa o meu sangue." (Conr. Schluesselburg, op. cit. f. 44 a.) (citações em padre Leonel Franca, op. cit., pág. 211).
euGILÁSIO I - MENSAGEM DE ALEXANDRE (VERITATIS) ACaro Fernando,Resolvi seguir o teu conselho e pesquisei no Google, em português, italiano e inglês, os termos sugeridos. O resultado é bastante interessante conforme abaixo eu explicarei.Primeiramente, permita-me colocar aos demais leitores a controvérsia suscitada por alguns protestantes (surpreendentemente, brasileiros em sua maioria).Afirmam alguns "apologistas" protestantes que, tanto o Papa São Gelásio (que reinou de 492 até 496), quanto o Papa Gelásio II (1.118-1.119), negaram a teoria da transubstanciação, apontando esta negativa de ambos os papas como argumentos contra a fé católica. Como era de se esperar, o argumento é falho e não resiste a uma análise mais acurada.Primeiramente, vejamos o caso do Papa São Gelásio.Ao pesquisar na internet, salta aos olhos que os protestantes brasileiros faltam imensamente com a ombridade intelectual que seria necessário de interlocutores minimamente honestos. Há, de fato, um texto deste grande Papa que poderia, numa análise superficial, gerar alguma controvésia. O texto foi escrito na obra "Tratactus de Duabus Naturis in Christo, Adversus Eutychen et Nestorium".Normalmente, esta é a "citação" que os protestantes fazem desta obra:"A natureza dos elementos da Ceia não deixavam de existir depois da benção".Coloquei o termo citação entre aspas porque, se levássemos a sério o seu significado, não poderia ser aplicado àquilo que você chamou de "farra protestante" acerca da matéria. Faço a tradução do texto completo que encontrei em um site em inglês:"Certamente, o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor é algo divino, pelo qual comemos e bebemos da Divina Natureza; ainda que a substancia do pão e do vinho não cessem de existir. E, certamente, a imagem e semelhança do Corpo e Sangue de Cristo são celebradas na ação dos mistérios. (...)Da mesma forma que eles (pão e vinho) passam à substância divina pela operação do Espírito Santo, ainda que mantendo a peculiaridade de suas naturezas, tal é o principal mistério cuja eficácia e virtude eles verdadeiramente representam."Como você mesmo pode notar, caro amigo, a "citação" dos protestantes acerca deste trecho é bastante reveladora do verdadeiro teor da apologética que eles pretendem fazer, principalmente em nosso país. É uma apologética intelectualmente desonesta e freqüentemente mentirosa.o Papa São Gelásio começa o texto chamando a Eucaristia de "sacramento do Corpo e Sangue do Senhor", deixando claro (aliás, claríssimo) que, por nela, ambos estão presentes. Convenhamos que esta seria uma forma bastante estranha de se iniciar um texto voltado (como querem os protestantes) à negativa da transubstanciação. Principalmente quando São Gelásio ainda acrescenta que este sacramento é "algo divino" (sendo que, para os protestantes, é meramente um símbolo).E mais, após o trecho que poderia dar um mínimo de sustentação à tese por eles defendida (que analisarei abaixo), São Gelásio ainda afirma que tanto o pão quanto o vinho passam à "natureza divina".Releia o trecho inteiro, caro amigo, e veja se há algum espaço para qualquer dúvida razoável acerca da crença de São Gelásio na transubstanciação.Quando muito, poder-se-ia acusar este Papa de ter usado uma terminologia equivocada ao dizer que a "substância" do pão e do vinho não cessam de existir neste divino sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Segundo nos ensina São Tomás de Aquino, após a consagração, ainda que remanesçam os acidentes do pão e do vinho (forma, cor, sabor, odor, etc.), na verdade as espécies consagradas são, verdadeiramente, a carne e o sangue de Cristo.Acusá-lo de negar a transubstanciação é contradizer o que ele efetivamente falou no texto acima.Há que se ter em mente, meu caro amigo, que Papa São Gelásio escreveu este texto para refutar uma heresia cristológica que afirmava ser a humanidade de Cristo totalmente absovida em Sua divindade, razão pela qual ele usou a Eucaristia como metáfora demonstrar o erro desta doutrina. Desta forma, ele não tinha em mente estabelecer doutrinas eucarísticas, mas cristológicas.Por fim, não se podia esperar, em pleno século V, que Gelásio se utilizasse de conceitos eucarísticos (como a diferença entre substância e acidentes das espécies do pão e do vinho após a consagração)que somente seriam desenvolvidos posteriormente para combater erros doutrinários também ulteriores.No que se refere ao Papa Gelásio II, todos os sites brasileiros que encontrei (e não encontrei nenhum site estrangeiro afirmando que este Papa negaria a transubstanciação), se utilizam, sempre, do seguinte texto: "Gelásio II, anos 1118-19, não aceitava a transubstanciação dizendo: 'Na eucaristia a natureza do pão e do vinho não cessam de existir e ordenava as igrejas que servissem aos fiéis o vinho e não somente o pão'.De plano, salta aos olhos uma incongruência. O texto confunde aquele que fala com aquele de quem se fala. A primeira parte da citação ("na eucaristia a natureza do pão e do vinho não cessam de existir")é uma frase atribuída pelos protestantes tupiniquins a Gelásio II (aquele que fala). A segunda parte ("e ordenava as igrejas que servissem aos fiéis o vinho e não somente o pão") não é, obviamente, uma frase do pontície, mas uma atitude atribuída a ele (de quem se fala).Se todos os sites brasileiros cometem erro tão simplista é porque todos copiaram e colaram da mesma fonte o texto em questão sem sequer citá-la e sem notar a impropriedade em que incorria. O que já basta para desconfiar da idoneidade moral destas citações.Além disto, nenhum dos sites sequer aponta em que escrito de Gelásio II ele teria negado a transubstanciação. É simplesmente impossível checar-se a exatidão do texto e do contexto.Por fim, e dado o fato de que, além dos protestantes brasileiros, ninguém mais no mundo parece conhecer esta citação de Gelásio II, arrisco-me a dizer que todos estes sites estão incorrendo em uma enorme e trágica confusão.Na verdade, a frase atribuída a Gelásio II ("na eucaristia a natureza do pão e do vinho não cessam de existir" ) é a mesma frase que eles próprios atribúem a Gelásio I. Além disto, a atitude atribuída àquele ("e ordenava as igrejas que servissem aos fiéis o vinho e não somente o pão") sabe-se que, na verdade, é uma atitude tomada por este.Foi o Papa São Gelásio I quem, para combater a heresia dos maniqueus, ordenou que a comunhão fosse dada aos fiéis sob as duas espécies.Possivelmente, portanto, os protestantes estão cometendo tomando um Gelásio pelo outro...Espero ter ajudado. Alexandre.
euGREGO, texto em - "kai labon arton 'eucaristesan' eklasen kai edoken autoin legon touto estin to soma mou to uper umon didomenon touto poieite ein ten emen anamnesin (lC 22,19)VERhttp://jst.org.br/Noticia_Integra.asp?Ass=Estudos&Numero=1529
'

Nenhum comentário: