> > >

terça-feira, 15 de julho de 2008

BÍBLIA - A SEPTUAGINTA

6ª PÁGINA


biSEPTUAGINTA - CITAÇÃO DA SEPTUAGINTA - "A septuaginta nunca foi uma versão confiável. É tão falsa quanto a Bíblia de Jerusalém ou a Revista e Atualisada da SBB".
RESPOSTA DO PAPISTA - Hebreus 10, 5 cita Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo. Vai olhar a referencia no original hebraico e veras que o texto usou (usou Salmo 40,7) nao é esse. Logo, o autor de Hebreus citou a LXX
Hebreus 10,5 - "Por isso, ao entrar no mundo, ele afirmou: Tu não quiseste sacrifício e oferenda. Tu, porém, formaste-me um corpo"
Bíblia protestante:"Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade."

Bíblia Católica: "Não quiseste sacrifício nem oferta, abriste o meu ouvido; não pediste holocausto nem expiação, e então eu disse: Eis que eu venho. No rolo do livro foi-me prescrito realizar a tua vontade... " (Salmos 40, 7-9)

[>Abertura<] [>Indice<] Página: [>1<] [>2<] [>3<] [>4<] [>5<]<--->[>7<] [>8<-] [>9<] [>10<][>11<] [>12<] [>13<] [>14<] [>15<] [>16<] [>17<] [>18<]

'

biSEPTUAGINTA - CODEX VATICANUS - A ordem dos livros do Antigo Testamento é como segue: de Gênesis a 2 Crônicas está na ordem normal, depois aparecem 1 e 2 Esdras, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Jó, Sabedoria, Eclesiástico, Ester, Judite, Tobias, os profetas menores de Oséias a Malaquias, e os profetas maiores Isaías, Jeremias, Baruc, Lamentações, Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Não em I e II Macabeus.
'

biSEPTUAGINTA - CITAÇÕES IMPLÍCITAS DO DEUTEROCANÔNICOS NO N.T. - Jesus e os seus Apóstolos adotam em suas pregações a tradução alexandrina; esta parece constituir o Antigo Testamento de Jesus e seus discípulos.
Se verificarmos as 350 citações bíblicas no NT, 300 são tiradas da tradução dos LXX.
São citações implícitas de Deuterocanônicos no Novo Testamento:
'
TOBIAS 12, 15, em Ap 8,2; 13, 21-22, em Ap 21, 18-20.
'
JUDITE 13, 10, em Lc 1, 42.
'
SABEDORIA 2, 18-20, em Mt 27, 43; 7, 25-27, em Hb 1,3; 11, 15; 12, 24; 13, 10-11, em Rm 1, 24; 13, 1 – 9, em Rm 1,20.
'
ECLESIÁSTICO 1,10, em 1Cor 2, 9; 5, 11, em Tg 1, 19; 17, 8, em Rm 1, 20; 24, 19; 51, 23-30, em Mt 11, 28.
'
1MACABEUS 12, 9, em Rm 15, 4.
'
2MACABEUS 6, 18; 7, 42, em Hb 11, 35.
'
A Igreja, cabeça de Cristo e sucessora dos Apóstolos, continua preservando o mesmo cânon, que nos foi dado por Cristo e pelos Apóstolos. Em todos os pronunciamentos oficiais da Igreja sobre o cânon dos livros inspirados, aparece sempre a tradição dos LXX, quando ela determina: "Estes livros devem ser aceitos como sagrados e canônicos na sua integridade total e em suas partes" (Denz. 1809). http://www.veritatis.com.br/_agnusdei/colab65.htm
'

biSEPTUAGINTA - TESTEMUNHO PROTESTANTE - "Quanto à Septuaginta, alegam que é uma lenda. É verdade que muitos rejeitam sua origem como descritas por Josefo e Aristéias, mas isso não anula a sua existência. No prólogo do livro apócrifo(*) de Eclesiástico, datado do ano 38 da morte de Evergetes (aproximadamente 110 a. C) menciona a Lei, os profetas e os demais livros traduzidos para o grego. No Novo Testamento, em todos os livros que apresentam citações diretas do Velho Testamento, só nas epístolas a Timóteo e em II Pedro não há citações da Septuaginta. São citações de Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Salmos, Provérbios, Isaías, Oséias, Joel, Amós, Habacuque e Ageu. É CORRETO, PORTANTO, AFIRMAR QUE A SEPTUAGINTA FOI CITADA POR JESUS E SEUS APÓSTOLOS" http://www.cacp.org.br/pseudocrista/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=406&menu=11&submenu=1
'
biSEPTUAGINTA E HEBRAICA - "Enviando mensageiros, José mandou vir seu pai Jacó com toda a sua família, que constava de setenta e cinco pessoas" (Atos dos Apóstolos 7,14)
SEPTUAGINTA:
"uioi de iosef oi ghenomenoi auto en ghe aigupto yucai ennea pasai yucai oikou iakob ai eiselqousai eis aigupton EBDOMEKONTA PENTE"
(HEPT=SETE; EBDOMEKONTA=SETENTA; EBDOMEKONTA PENTE=SETENTA E CINCO)
HEBRAICA:
"José teve dois filhos nascidos no Egito. O total das pessoas da família de Jacó que foram para o Egito era de setenta. (Gênesis 46,27)
'
biSILOGISMO - LISTA DE SEUS LIVROS: A Bíblia contém todas as verdades necessárias para a salvação; ora, a lista dos livros inspirados é uma verdade necessária para a salvação.
Logo, a Bíblia contém a lista dos livros inspirados. Por favor, diga-me, qual o erro do raciocínio acima?
'
biSOLA SCRIPTURA - "ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO" - "Nisso tudo, irmãos, eu me tomei como exemplo juntamente com Apolo por causa de vós, a fim de que aprendais a nosso respeito a máxima: 'NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO' " (1Cor 4,6)
PREÁMBULO - São Paulo critica a formação de partidos dentro da comunidade dos coríntios pois uns diziam que eram de Pedro, outros de Paulo, outros de Apolo, e alguns diziam que eram de Cristo.
Cap.4,1-2 - São Paulo afirma que tanto ele, como Pedro, como Apolo são simples servidores de Cristo no cargo de administradores dos mistérios de Deus. Até aqui não falou de Bíblia.
Cap.4, 3-4 - Fala de julgamentos, pois que, se alguém assume o partido de um dos servidores, acaba julgando os demais como inferiores e isto é injusto pois somente o Senhor é Juiz.
Pela leitura se nota que nem nós somos capazes de julgar nossas próprias consciências. Verifique que até aqui, nada se fala das Escrituras e sim do que está escrito em nossa consciência.
Cap.4, 5 - A pessoa que julga a própria consciência mas que não tem a ciência para ir tão longe e, pior ainda, quando passa a julgar "os desígnios dos corações" alheios, estão se antecipando, fazendo julgamentos temerários, pois somente com a vinda de Jesus tudo se tornará claro.
Cap.4, 6 - Os fiéis coríntios não podem saber o que está escrito nas consciências de Paulo (apóstolo) e Apolo (bispo da comunidade) e quando assumem o partido de um, acabam julgando menos digno o outro. Não devem se antecipar em seu juízo indo além do que está escrito nos corações aleios, ultrapassando a máxima conhecida entre eles: "não ir além do que está escrito". Escrito onde? Na Bíblia? Claro que não, pois em parte alguma está falando da Bíblia. Apenas denota que se refere aos "designios" contidos em cada coração e dos juizos que se fazem disso.
'
biSOLA SCRIPTURA - CITAÇÃO PROTESTANTE - "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra" (2Timóteo 3,16-17). É claro! É inspirada e útil mas não é a única fonte da Palavra de Deus que fala através de seus legítimos enviados aos quais afirmou: "Quem vos ouve e mim ouve..." (São Lucas 10,16) e São Paulo, por sua vez que as palavras ouvidas deles são divinas: "... porque RECEBESTES A PALAVRA DE DEUS, QUE DE NÓS OUVISTES, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, COMO PALAVRA DE DEUS, que age eficazmente em vós, os fiéis. "(I Tessalonicenses 2,13)
'
biSOLA SCRIPTURA - DEFEZA PROTESTANTE - "Nada acrescentareis ao que eu vos ordeno e nada tirareis também; observareis os mandamentos de Javé vosso Deus tais como vô-los prescrevo." (Dt 4,2). Ótimo!!! Como Deus não pode contradizer-se, veja biSOLA SCRIPTURA - CITAÇÃO PROTESTANTE
'
biSOLA SCRIPTURA - O QUE É SEGUNDO OS PROTESTANTES - "Sola Scriptura significa a Bíblia e só a Bíblia ser a única e inerrante sentença de Deus em matéria de fé e moral cristã" (É um princípio que se declara a si mesmo errado por a Bíblia não fala nada disso)
'
biSOLA SOLA SCRIPTURA - SÓ A BÍBLIA? - Os protestantes dizem seguir somente a Bíblia...
A isto responderemos em duas etapas:
a) - Os católicos dizem que são 73 os livros canônicos (compreendendo os sete deuterocanônicos); os protestantes replicam que são apenas 66. Pois bem, queira o irmão dirimir a dúvida citando o versículo que a dissipe...
b) A prova mais evidente de que não seguem somente a Bíblia está no fato de que os protestantes, embora utilizem todos a mesma Bíblia, não constituem uma só igreja, mas se repartem em centenas de comunidades eclesiais, cada qual anunciando um evangelho diferente das demais. Como? Por que?
Isto não ocorre porque a Bíblia varie de comunidade a comundiade, mas porque cada qual destas, além da Bíblia, segue a TRADIÇÃO iniciada pelo respectivo fundador (Lutero,,, Calvino, Knox, Wesley, Ellen Gourd White...); por isto há quem batize crianças e quem não as batize; há quem observe o sábado e quem observe o domingo; há quem reconheça uma hierarquia com "bispos" e há quem não a reconheça...
Se seguissem somente a Bíblia, os protestantes não estariam divididos como hoje estão.
O princípio do "livre exame da Bíblia" é a chave desse esfacelamento, pois fomenta o subjetivismo ("eu tenho para mim que..."), que vai longe, levado pelos sentimentos e a imaginação.
Ademais é de notar que a Bíblia como tal, é a Palavra que não se interpreta a si mesma, mas permite ser estraçalhada por quem a lê. A palavra oral é o meio originário e eficaz para transmitir o sentido autêntico da palavra escrita. Isto é tão verídico que os protestantes, por mais que queriam seguir somente a Bíblia, não conseguem evitar a existência de uma tradição extra-bíblica oriunda do respectivo fundador de comunidade.
'
biSUFICIÊNCIA - TODA A VERDADE ESTÁ ESCRITA NA BÍBLIA? - "Os 'evangélicos' dizem:
- Tudo está escrito na Bíblia,se não está, não é valido
O Evangelho ensina:
"Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro" (Jo 20,30);
"Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam". (Jo 21,25).
'
biTEÂNDRICO - um livro "teândrico", palavra grega que significa "feito por Deus e pelo homem". O escritor sagrado não perdia sua consciência, nem entrava em êxtase quando escrevia; ele trabalhava com pleno controle de suas faculdades intelectuais, físicas e emocionais... mas de um modo misterioso era Deus que lhe inspirava o que deveria escrever.
'
biTRADUÇÃO DO GREGO - "MAS QUE VIRÁ" - Caro Oswaldo, o texto grego diz: "Não existe mais". Os tradutores que não aceitam essa fórmula devem ter razões para isso, que respeito mas desconheço.
Atenciosamente,
Pe.Estevão,OSB
----- Original Message -----
From: OSWALDO
To: Pe. Estêvão
Sent: Friday, August 11, 2006 8:55 AM
Subject: Re: Pergunta do leitor - Qual é a tradução correta?
Qual é a tradução correta de Apocalipse 17,8 "qhrion o eideV hn kai ouk estin kai mellei anabainein ek thV abussou kai eiV apwleian upagein kai qaumasontai oi katoikounteV epi thV ghV wn ou gegraptai ta onomata epi to biblion thV zwhV apo katabolhV kosmou bleponteV to qhrion o ti hn kai ouk estin kaiper estin"
Apocalipse 17,8) - Tradução AVE MARIA"
A Fera que tu viste era, mas já não é; ela deve subir do abismo, mas irá à perdição. Admirar-se-ão os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde o começo do mundo, vendo reaparecer a Fera que era e JÁ NÃO É MAIS.
Tradução ALMEIDA CORRIGIDA REVISADA FIEL
"A besta que viste foi e JÁ NÃO É (*), e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, MAS QUE VIRÁ.
Tanto na Bíblia de Jerusalém e nas versões em espanhol ("La Santa Biblia") e italiano ("Biblia Sacra") e vulgata Latina, conferem com a tradução protestante.
'
biTRADUÇÕES ANTERIORES À DE LUTERO - Martinho Lutero foi o primeiro a traduzir a Bíblia para a língua das pessoas?
Não. A Bíblia tinha sido traduzida em espanhol, italiano, dinamarquês, francês, norueguês, polonês, boêmio e húngaro antes que Martinho Lutero distribuísse sua Bíblia luterana. Setecentos anos antes do nascimento de Lutero nós já tínhamos uma tradução inglesa. No fim do sétimo século nós já tínhamos na língua inglesa a obra de Caedmon, monge de Whitby. No próximo século nós tivemos a famosa tradução do venerável Bede, monge de Jarrow. O Prefácio da Versão Autorizada se refere a traduções anteriores das Escrituras na língua das pessoas depois de falar das versões gregas e latinas, diz, "O religioso instruído não estava satisfeito em ter as Escrituras só nas línguas que eles entendiam, o grego e latim. . . mas queriam que elas estivessem ao alcance das pessoas comuns, para o conhecimento e edificação dos que tinham fome e sede, e que podia salvar vidas como eles. Eles deram traduções na língua vulgar de seus compatriotas, o que fez com que muitas nações debaixo do céu fossem convertidas por ouvirem de Cristo em sua língua original, não pela só voz de seu ministro mas também pela palavra escrita traduzida."
Quando a Bíblia de Lutero saiu?
Veio em 1520 e antes que a Bíblia dele aparecesse havia 104 edições da Bíblia em latim; havia 9 antes do nascimento de Lutero em alemão, e havia 27 em alemão antes da Bíblia luterana aparecer. Antes da Bíblia protestante aparecer já havia na Itália mais de 40 edições e 25 destas estavam na língua italiano com a permissão expressa de Roma. Na França havia 18 edições antes de 1547. A Espanha começou suas edições em 1478. Ao todo, 626 edições da Bíblia com 198 na língua das pessoas, tinham sido editadas antes da primeira Bíblia protestante aparecer no mundo. Com todas essas evidências por que esses intelectuais declaram que a Igreja menosprezou a Bíblia? Isto mostra um testemunho que a Igreja lutou para preservá-la, traduzir, e multiplicar. Ela salvou a Bíblia da destruição absoluta nas mãos dos infiéis; ela salvou a Bíblia da extinção total a guardando como o maior tesouro de todas as eras
'
biTRÊS BISPOS - DIREÇÕES CONCERNENTES A FORTIFICAR... - Em datas passadas alguém com o apelido de "Mineirinho" apareceu por aqui e dizendo-se que embora não fosse de seu feitio "desenterrar defuntos", acabou por praticar esta "exumação". Eis pois o cadáver:
"A ICAR Convocou três bispos, dos mais sábios, e lhes confiou a missão de estudarem com cuidado o problema e apresentarem as sugestões cabíveis.
Ao final dos estudos, aqueles bispos apresentaram ao papa (Júlio III) um documento intitulado:
"Direções Concernentes Aos Métodos Adequados A Fortificar A Igreja De Roma"
Tal documento está arquivado na Biblioteca Imperial de Paris, fólio B, número 1088, vol. 2, págs. 641 a 650
Seguem as conclusões a que chegaram os três bispos católicos: "Em suma, aquele livro (a Bíblia) mais do que qualquer outro tem levantado contra nós esses torvelinhos e tempestades, dos quais meramente escapamos de ser totalmente destruídos.
De fato, se alguém o examinar cuidadosamente, logo descobrirá o desacordo, e verá que a nossa doutrina é muitas vezes diferente da doutrina dele, e em outras até contrária a ele; o que se o povo souber, não deixará de clamar contra nós, e seremos objetos de escárnio e ódio geral. Portanto, é necessário tirar esse livro das vistas do povo, mas com grande cuidado, para não provocar tumultos"
Bolonie, 20 Octobis 1553
Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus"
Puxa vida! Eis aqui um documento completamente identificável. Mas alguma coisa não estava "batendo". Três bispos "dos mais sábios" , fiéis ao Papa, chegar à suspeitíssima conclusão de que se alguém examinar cuidadosamente a Bíblia irá descobrir que ela está em desacordo e até contrária aos ensinamentos da Igreja... Seria muita ignorância para tão grandes sumidades! Nem me causou espanto, pois tinha certeza que se tratava de falsificação.
Então me dei ao trabalho de verificar a conclui o seguinte:
1) - O documento existe; a biblioteca tem outro nome;
2) - Os autores não são os bispos mencionados e sim PIER PAOLO VERGERIO (1498-1565), ex-bispo de Modrusque, que, bandeando-se para o protestantismo e se tornou um grande inimigo da Igreja.
Se quiser poderei mandar o inteiro teor (em francês) do parecer emitido por "Le Conservateur responsable de la Salle des Catalogues et des Bibliographies,
Raymond-Josué SECKEL".
'
biUTILIDADE - "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. " (II Timóteo 3,16)
'
biVINHATEIROS ASSASSINOS - "... havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país. Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha. Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro. Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo. Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho. Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança! Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram. Pois bem: quando voltar o senhor da vinha, que fará ele àqueles lavradores? Responderam-lhe: Mandará matar sem piedade aqueles miseráveis e arrendará sua vinha a outros lavradores que lhe pagarão o produto em seu tempo. Jesus acrescentou: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos (Sl 117,22)? Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele"(São Mateus 21,33-43)
'
biVULGATA LATINA - CACP - (...) A razão de uma nova versão, nao era para introduzir erros, falsificações, adições ou omissões nas Escrituras. Pelo contrário. Dâmaso queria justamente corrigir todas estas coisas. É que na época existiam várias traduções livres da Septuaginta para o latim, por vezes tais traduções deixavam muito a desejar. Dâmaso queria uma versão pura. Este foi o intento de Jerônimo: produzir uma versão o mais próximo possível dos originais, que desse segurança para a Igreja e corrigisse as muitas cópias "amadoras", feitas às pressas, por pessoas semi-profissionais que davam margem a erros doutrinários.
Outra razão para isso também eram as muitas heresias que estavam se infiltrando na igreja. Cada grupo herético baseava suas falsas doutrina em traduções falsificadas e cânones espúrios, tais como: os marcionitas, maniqueus, montanitas e arianos. Uma versão oficial das Escrituras era necessária naqueles circunstâncias.
Quando alguns oponentes de Jerônimo descobriram que ela havia feito uma tradução diretamento do original hebraico, acusaram-no de judaizar (introduzir costumes e doutrinas judias entre os cristãos). Isso porque, todas as demais autoridades eclesiásticas importantes da época acreditavam que a tradução teria de ser feita diretamenta da Septuaginta, a Bíblia que os apóstolos usaram. Acreditavam que ela era tão inspirada quanto os oringinais hebraicos do AT. Entre estes críticos ferozes estava Santo Agostinho, bispo de Hipona que defendia esta idéia.
Por isso é que encontramos nesta carta, trechos onde Jerônimo se queixa a Dâmaso:
"Pois qual será o douto - ou igualmente o indoutro - que, havendo tomado nas mãos o volume e percebido que o que aí vai lendo é de sabor diferente daquele a que uma vez se habituou para sempre, não há de prorromper em imediato protesto gritando que eu, falsário, sou um sacrílego cuja ousadia chega a ponto de, em livros tradicionais, fazer acréscimos, mudança, correções?"
Este lamento de Jerônimo tem razão no fato de que muitos não queriam corrigir o texto latino das Escrituras existentes. Uma nova tradução seria considerada uma perversão. (...)
http://www.cacp.org.br/nomesagrado-jeronimo.htm
'
bt - BATISTA
'
btCARDEAL HOSIUS - O cardeal Hosius, católico, 1524, presidente do Concílio de Trento, escreveu:
"Não fosse o fato de terem os batistas sido penosamente atormentados e apunhalados durante os mil e duzentos anos, eles seriam mais numerosos mesmo do que todos os que vieram da Reforma!" (Hosius, Letters, Apud Opera, paginas 112,113).
Ora, o cardeal Hosius não foi quem presidiu Trento, mas foi assistente do cardeal del Monte.
A data também parece imprecisa, pois o Concílio foi de 1545 a 1563.
E a citação é ainda mais suspeita, pois os batistas nem haviam surgido ainda, e um cardeal diz que eles foram perseguidos por 1200 anos? Se nem o dr.(?) Carroll conseguiu identificar alguns destes "perseguidos", que devem ter sido numerosos, dado o dilatado tempo da perseguição, como atribuir a um cardeal tal frase?
O livro, que você cita, repete a mesma história. Nesse caso, os batistas seriam este povo oculto, que foi perseguido desde Tertuliano até a reforma pelos católicos, e depois da reforma pelos calvinistas e zwinglianos, mas que nunca esmoreceu, permanecendo com as chamadas notas da igreja do novo testamento, segundo o desconhecido dr.(?) Carroll.
É evidentemente mais uma reedição caricaturada da história.
'
btHISTÓRIA VERDADEIRA - COMO SURGIRAM OS BATISTAS - Se é batista tem forte ligação com os anabatistas. Aqui chegamos àquela tristíssima figura de polígamo chamado João de Leyde, um doido amancebado com 17 mulheres.
Este homem sumamente exaltado é o único fundador desta seita.
O princípio de discórdia foi o batismo das crianças.
Um pouco antes, no início da reforma, Lutero já condenava os chamados profetas de Zwickau, cujo chefe e fundador era o famoso Tomás Munzer, um dos participantes na revolta dos camponeses. Como se sabe, ele foi preso na batalha de Frakenhausen e decapitado no mesmo lugar.
Os seguidores de Munzer fizeram de cidade de Münster o foco de sua pregação e foram chamados de anabatistas, um dos quais, que se chamava João Bockhold, mudou seu nome para João de Leyde; este fanático revolucionou a cidade em 1534 e, na frente de um verdadeiro exército de exploradores, expulsou o bispo desse lugar e ai estabeleceu a poligamia e a comunidade de bens, em que tudo era de uso comum (de todos) incluindo as mulheres!!!!!!!!!!!
Em 1536 um pároco católico de Wittmarsum, Menon Simão, seduzido pela reforma, apostatou e abraçou as idéias de João de Leyde.
Menon quis suavizar um pouco a doutrina dos sanguinários anabatistas; para distinguir a sua reforma das seitas congêneres, deu-lhe o nome de BATISTAS.
Os BATISTAS tiveram, pois a sua origem de João de Leyde e de Menon, sacerdote apóstata de maus costumes, que os separou dos anabatistas.
A doutrina dos batistas reformados respirava ódio implacável ao poder civil.
Batizavam somente os adultos, com uma imersão completa e estavam aferrados à teologia calvinista da predestinação, salvação e santificação do sábado em vez do domingo.
João de Leyde, tendo chegado a dominar com seus adeptos a cidade de Münster,
1 - proclamou-se REI ABSOLUTO DE SIÃO,
2 - casou-se com 17 mulheres,
3 - deu o exemplo da mais hedionda orgia e
4 - mandou executar, sem julgamento, todos aqueles que se opuseram à sua vontade.
A reação não se fez esperar. A cidade foi cercada e sendo tomada de assalto, João de Leyde foi supliciado pela indignação popular.
Devido a seus crimes de violência e imoralidades os anabatistas foram repelidos em toda parte e perseguidos por católicos e protestantes e foram se espalhando e se enfraquecendo, dando origem a várias seitas novas.
Em 1600 um anabatista fundou na Holanda a nova seita dos mergulhadores (Dompelaars) que conservaram as mesmas idéias a respeito do batismo das crianças e obrigaram os adultos a um segundo batismo pela imersão.
Depois de diversas ramificações (congregacionalistas, generais-batistas e anabatistas... ), em 1640 Henri Jesley, pastor puritano, mandou à Holanda um delegado para receber dos mergulhadores o batismo de imersão e depois implantar a mesma prática na Inglaterra, onde introduziram a nova seita dos BATISTAS, cujos adeptos foram os PURITANOS que se insurgiram contra as determinações reais em matéria religiosa... Daí para frente acho que você conhece a história dos BATISTAS.
Em 1950 os BATISTAS estavam classificados como SOCIALISTAS e ANARQUISTAS; os BATISTAS não reconhecem a liberdade de livre-arbítrio; ensinam a licença, isto é, o abuso da liberdade... (isto é verdade? Lembre-se que estou contando o que foi escrito na metade do século passado... você sabe, as seitas se modificam muito e talvez hoje não procedam mais assim).
Em 1793 rebentou a primeira divisão, ocasionada por William Carey surgindo outras mais por causa do batismo; uns rejeitaram completamente este sacramento, intitulando-se IGREJAS ABERTAS; outros iam negando ao batismo o caráter sacramental, considerando-o como simples cerimônia bíblica, sem força para dar a vida sobrenatural. Roger William fez-se batista e fundou uma nova seita chamada BATISTA DOS SEIS PRINCÍPIOS.
Houve, deste feito, em pouco tempo, os BATISTAS LIVRES, os BATISTAS REFORMADOS, os BATISTAS CAMBELISTAS, os BATISTAS CONGREGADOS, os BATISTAS DOS SEIS PRINCÍPIOS, os BATISTAS DO SÉTIMO DIA (adventistas), os BATISTAS DAS IGREJAS ABERTAS, os BATISTAS DA IGREJA DE DEUS, os BATISTAS CRISTIANOS, os BATISTAS DE COMUNHÃO LIVRE, etc., etc., etc.
'
btSUBDIVISÕES - BATISTAS - SUBDIVISÕES:
Menonistas
Igreja Batista do Brasil
Igreja Batista Regular
Igreja Batista Restrita
Batista da Fé
Igreja Batista Memorial
Igreja Cristã Batista Bíblica
Batista Independente
Igreja Batista Revelação
'
bu - BUDA, BUDISMO
'
buRESTOS - BUDA - RESTOS MORTAIS - BUDISTAS PODEM VISITAR RESTOS MORTAIS DE BUDA, EXPOSTOS POR OCASIÃO DOS 2.600 ANOS DE SEU NASCIMENTO
Patna (Índia), 17 mai (RV) - Desde ontem, os fiéis budistas podem rezar diante dos restos mortais de Buda, em Patna, capital do Estado indiano de Bihar. As relíquias do Príncipe Siddartha Gautama fundador do Budismo foram expostas por ocasião do seu nascimento, 2.600 anos atrás.
Foi preparada uma sala especial no museu de Patna onde, por 3 dólares, os peregrinos poderão ver os restos mortais de Buda, descobertos durante as escavações arqueológicas realizadas de 1958 a 1962, no Mosteiro de Vaishaligarth. Os ossos foram encontrados pelo famoso arqueólogo As Altekar, numa urna, juntamente com um prato de ouro, moedas de zinco e alguns "Malas" de vidro (uma espécie de terço budista).
A idéia de expor ao público os restos de Buda encontrou muita resistência por parte das autoridades religiosas locais, por temor de furtos ou atos de vandalismo. Antes dessa iniciativa, antecipada por breve tempo também em janeiro passado, para se ver os ossos de Buda era necessária uma licença especial, e era difícil obtê-la.
Várias organizações religiosas objetaram que as relíquias não deveriam estar num museu, mas que se deveria construir um sacrário no templo de Mahaboddhi em Bodhgaya, onde Buda alcançou a iluminação. Mas o Ministro do Turismo local (Ashok Kumar Singh) defendeu a opção do Governo de Bihar: os ossos permanecerão no museu, em virtude da sua importância histórica e religiosa. (PL)
'
ce - CELIBATO, CELIBATÁRIOS
'
ceAGRADAR AO SENHOR-1 - "... O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. ". (1Coríntios 7,32s)
'
ceAGRADAR AO SENHOR-2 - "... Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor e do modo de agradar ao Senhor" (1Cor 7,32)
'
ceCLERO - HISTÓRICO - Até o ano 1074, padre não somente casava, como se dava em casamento. É de se imaginar o caos advindo desse costume, que culminou com a excomunhão de todos os padres casados, pelo Papa Gregório VII, hoje São Gregório. Dessa purgativa excomunhão, pouco ou nada se ouve falar. Causa espécie a mudez sobre um fato de tamanha grandeza. Todavia, transcorridos 65 anos da excomunhão dos padres casados, em 1139, sob o pontificado de Inocêncio II, realizado o Segundo Concílio de Latrão, ficou estabelecido a obrigatoriedade do celibato para o clero. Esta resolução, como se nota, não aconteceu de uma hora para outra, porém, só após 65 anos de longos, amadurecidos e aprofundados estudos, sob os auspícios do Espírito Santo.
'
ceCLERO - HISTÓRICO - Até o ano 1074, padre não somente casava, como se dava em casamento. É de se imaginar o caos advindo desse costume, que culminou com a excomunhão de todos os padres casados, pelo Papa Gregório VII, hoje São Gregório. Dessa purgativa excomunhão, pouco ou nada se ouve falar. Causa espécie a mudez sobre um fato de tamanha grandeza. Todavia, transcorridos 65 anos da excomunhão dos padres casados, em 1139, sob o pontificado de Inocêncio II, realizado o Segundo Concílio de Latrão, ficou estabelecido a obrigatoriedade do celibato para o clero. Esta resolução, como se nota, não aconteceu de uma hora para outra, porém, só após 65 anos de longos, amadurecidos e aprofundados estudos, sob os auspícios do Espírito Santo.
'
ceCOMO PAULO - "Contudo, digo às pessoas solteiras e às viúvas que é bom ficarem com eu [celibatário]" (1Cor 7,8)
'
ceEUNUCOS - "Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender, compreenda" (Lc 19,12)
'
ceINCAPACIDADE DE ENTENDER - "Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. " (São Mateus 19,11)
'
ceRECOMPENSA NESTA E NA VIDA ETERNA - "Em verdade eu vos digo, não há que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos por causa do Reino de Deus, sem que receba muito mais neste tempo e, no mundo futuro, a vida eterna" (Lc 18,29)
'
ceRECOMPENSA NESTA VIDA - "E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. " (São Mateus 19,29)
'
ceRENÚNCIA DE TUDO - "Qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo" (Lc 14,33) - A advertência vale para todos.
'
ceVIRGENS - "Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens. São eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que vá; foram resgatados dentre os homens, como primícias oferecidas a Deus e ao Cordeiro' (Apocalipse 14,4)
'
ceVOTOS - "Quando tiveres feito um voto ao Senhor, teu Deus, não demorarás em cumpri-lo, porque o Senhor, teu Deus, não deixará de pedir-te contas dele, e contrairias um pecado. " (Deuteronômio 23,21)

"Mas a promessa saída dos teus lábios, tu a cumprirás, e observarás fielmente o voto que fizeste espontaneamente ao Senhor, teu Deus, como disseste por tua própria boca. " (Deuteronômio 23,23)
'

2 comentários:

Morgado Marketing disse...

Meu caro autor deste blog, estou abismado do modo como vc se dispôs a atacar com tanta veemência aos evangélicos. Admiro a sua disposição. Mas peço-lhe cuidado, pois em um grande meio, existem todo tipo de pessoa. Assim como na igreja Católica Existem bons e maus, vasos de honra e vasos de desonra, também na igreja Evangélica não é diferente. A bíblia diz que o justo viverá da sua fé. E cada um prestará contas quanto as suas obras. Creio que este seu blog poderia ser melhor aproveitado se esclarecesse pontos da sua religião e, claro, achei ótimo os trechos que mostram acusações de corrupção e hipocrisia dos evangélicos. É preciso separar os bodes das ovelhas. Mas fico triste em ver tamanho preconceito e os versinhos então, de extremo mau gosto, sem contar que incitam o ódio entre as religiões. Eu odeio religião, mas amo ao Senhor. Lembre-se que aqueles que eram considerados mais santos foram os mesmos que condenaram Jesus.

Morgado Marketing disse...

Sem contar que corrupção e hipocrisia é assunto mais do que batido na igreja católica, sem contar pedofilia, assassinato, aborto entre freiras, enriquecimento ilícito, tráfico de crianças. Precisa provar?
A igreja católica já teve o domínio do mundo em suas mão e sabe o que aconteceu? inquisição, torturas, fogueiras, sem contar que os feriados que vc citou são todos de deuses pagãos que a igreja católica só alterou o nome, atribuindo a demônios, nomes das personalidades cristãs. O 25 de dezembro mesmo está longe de ser o dia do nascimento de Jesus e a estátua de são pedro no vaticano? sabia que ali é Júpiter? Só foi removido o raio que havia em sua mão.
Não seja extremamente acusador da igreja evangélica porque nenhuma religinao é mais podre que o catolicismo.